Estudar o Direito sempre foi um grande prazer para mim. Tanto é verdade que, ao final da graduação, não sabia em que área atuar, pois gostava de todas (menos tributário…).
Para terem uma ideia, na faculdade, participei de grupo de estudo de Direito Constitucional, fui monitora de Direito do Trabalho e fiz a minha monografia em Direito Administrativo. E, ainda, recebi a indicação ao prêmio de melhor aluna de Direito Processual Civil.
Durante o mestrado, o Direito do Trabalho tornou parte da minha vida para nunca mais ir embora.
Na minha atuação profissional, além do raciocínio jurídico afiado, sempre preocupei com detalhes, o que talvez, naturalmente, tenha me encaminhado para a área consultiva e de auditorias. Em meio a uma montanha de documentos, descobrir inconformidades, mudar rotinas equivocadas ou apenas resolver uma dúvida do cliente, tornou algo bem gratificante e desafiador.
Outra coisa que percebi foi a dificuldade que as pessoas possuem em compreender o Direito. E meus colegas também não ajudam! O uso excessivo do latim, a utilização de linguagem rebuscada (vejam que eu não estou falando de termos jurídicos) e a própria ritualística das seções de julgamento distanciam o público leigo ao invés de aproximar.
Daí surgiu a ideia do site: divulgar informações sobre o Direito do Trabalho de maneira didática e objetiva, para atingir o maior número de pessoas possível. Ser simples sem ser superficial.
Com base nas consultas que recebo dos clientes ou dúvidas pessoais, abordo assuntos que considero importantes para empregadores, empregados, profissionais de Recursos Humanos, advogados, contadores e demais interessados no universo trabalhista.
Além dos posts, disponibilizo normas e atos administrativos relacionados à minha área de atuação. E sempre que notícias relevantes ou curiosidades surgirem, elas também farão parte do “Direito sem Latim”.
Espero que essa pequena contribuição possa despertar o aprendizado e interesse de vocês no Direito.
Boa leitura!
Sobre a autora
Mariana Martins de Castilho Fonseca é advogada graduada e mestre em Direito do Trabalho pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui experiência na área consultiva trabalhista, advocacia estratégica e em auditorias empresariais.