É bem comum ouvir críticas ao atendimento de órgãos públicos. Filas longas, servidores mal educados, ambiente sem estrutura são algumas delas. Mas quando a gente acha uma exceção é sempre bom divulgar.
No final de 2015, quando eu estava redigindo embargos à execução para um cliente, precisei fazer uma pesquisa doutrinária e acabei encontrando um artigo que se encaixava perfeitamente à tese de defesa. Vi que era um artigo de revista, porém, após consultar a biblioteca do TRT/MG, da Faculdade de Direito da UFMG e de algumas instituições privadas, nenhuma tinha o bendito periódico.
Vocês não podem imaginar a minha frustração! Era uma ação relevante e o tal do artigo[1][1] Para quem está curioso, o artigo é: GÓIS, Luiz Marcelo Figueiras. O benefício de ordem e a responsabilidade subsidiária trabalhista. Repertório IOB de jurisprudência: trabalhista e previdenciário, n. 11, p. 354-358, 1º quinz. jun/2009. iria reforçar os meus argumentos. Aí, lembrei da biblioteca do TST (Biblioteca Délio Maranhão).
Apesar de ficar em Brasília, por curiosidade, fui verificar se o periódico constava do acervo da biblioteca. E, sim, lá estava a revista!!! Agora, eu tinha que conseguir o texto… Peguei o telefone e liguei para lá.
Além de ter sido super bem atendida, o servidor responsável me falou que poderia escanear o texto e me mandar por email. Juro, quase caiu uma lágrima de felicidade.
Depois dessa experiência, entrei no site da biblioteca do TST para ver quais serviços são disponibilizados. Seguem 02 deles:
1) Solicitação de cópias: capítulos de livros e periódicos
Para os usuários externos, são disponibilizadas 30 páginas de cópia. Basta preencher o formulário no site ou, então, mandar email para: cedoc@tst.jus.br ou biblioteca@tst.jus.br com os textos desejados.
2) Tema do mês:
Confesso que esse serviço eu não conhecia. Segundo o site, mensalmente, a biblioteca disponibiliza uma bibliografia de temas previamente selecionados. Para ter acesso, é só clicar no ano, assunto desejado e documento de interesse. As cópias são enviadas por email, inclusive, para usuários externos.
Biblioteca Délio Maranhão
Endereço: Setor de Administração Federal Sul (SAF Sul), Quadra 8, It 1, Bloco B, Mezanino, Brasília/DF, CEP: 70.070-943
Tel: (61) 3043-4236
Funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h